8 de Junho – Dia Mundial dos Oceanos

Respeitando os oceanos podemos fazer a diferença. O objetivo desta data é relembrar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no Planeta Terra.

A cada ano, mais de 8 milhões de toneladas de plástico são jogadas nos mares. Isso causa prejuízos de 8 bilhões de dólares em danos ambientais. A estimativa é que até 2050, os mares terão mais pedaços do material do que peixes, e 99% das aves marinhas terão ingerido esse tipo de resíduo.

Mas com conscientização ainda podemos reverter esses dados.
Os oceanos constituem dois terços da superfície terrestre e são o principal regulador térmico do planeta.

É importante conscientizar governos, populações e demais entidades para a urgência de criar medidas que protejam os oceanos.

Oceano é vida! Tudo começou ali, porém a cada dia estão mais ameaçados por uma série de ações predatórias e pelo descuido com suas águas. O pulmão do mundo tem grande importância e o impacto que exercem sobre o Planeta Terra vai muito longe.

Segundo a ONU, os números que compõe o peso dos oceanos para a vida são gigantescos eles compõem 71% da superfície terrestre e respondem 97% de toda água do mundo.

No oceano existe uma biodiversidade rica e fundamental para toda a humanidade. Eles são grandes reguladores climáticos também: são os oceanos que mais absorvem energia solar, que se transforma em vapor de água e vira umidade. Suas correntes marinhas e circulação atmosférica ajudam na distribuição do calor. A variação de temperatura das águas do oceano provoca diversos fenômenos climáticos, como o El Niño e La Niña.
No entanto, tanta importância não é o suficiente para barrar a marcha da destruição que os seres humanos estão provocando, seja por meio da contaminação das águas e exploração ilegal dos recursos naturais.

Por tudo isso é essencial que a a data seja mote para uma discussão mais ampla sobre a forma como a ação humana está modificando, para pior, a vida oceânica.

Em 2017, o tema do Dia Mundial dos Oceanos é “Nossos oceanos, nosso futuro”. É chegada a hora de, justamente, discutir que futuro as pessoas pretendem oferecer para as águas.

Celebremos sua riqueza, sua beleza e sua promessa de vida para esta e para as gerações vindouras: “nossos oceanos, nosso futuro”!

Um feliz Dia dos Oceanos para você 🙂

2020-02-07T16:53:38-03:00