Saiba se você paga mais do que deveria na conta de água

Um vazamento, mesmo que mínimo, pode causar um grande estrago. Um dado disponibilizado pela Sabesp relata que um vazamento de 2 milímetros no encanamento equivalem, em média, um desperdício de 3,2 mil litros de água em um único dia.

Uma torneira que goteja gasta, em média, 46 litros de água por dia, ou seja, mais de mil litros no mês.

Se sua conta de água vem mais alta que o normal pode ser um indicativo que algo não está correto. Quando falamos de condomínios sem individualização de hidrômetro a questão pode agravar ainda mais.

Fatores que podem fazer a conta de água aumentar:

– Vazamentos: os vazamentos internos são os mais comuns de acontecer. Muitas vezes passam despercebidos, pois podem variar entre vazamentos em válvula de descarga, bóia de caixa d’água, torneiras pingando e diversos outros tipos.

– Erro de leitura: pode sim acontecer da sua conta ter um aumento repentino naquele mês por conta de um erro de leitura da empresa responsável pelo abastecimento de água. Nesses casos o recomendado é entrar em contato com a companhia e solicitar uma retificação da conta.

– Problemas com o hidrômetro: o que muitas pessoas não sabem é que o hidrômetro pode ser o grande causador do aumento na conta de água. Por exemplo, um dos problemas que pode ocorrer é a entrada de ar na tubulação, fazendo com que o hidrômetro rode e contabilize um consumo que não existe.

– Falta de individualização de hidrômetro: é comum que os condomínios mais antigos não tenham hidrômetros separados para cada residência. Isso se torna um problema quando a conta de água vem com um valor elevado, já que é a divisão é feita por residência.

Agora a individualização de hidrômetro é obrigatória:

A partir de 2021 a individualização do hidrômetro passa a ser obrigatória em todos os novos edifícios. A lei, sancionada em 2016, obriga todos os imóveis a terem a medição de forma individual.

Para algumas pessoas pode até parecer desnecessário, porém uma pesquisa com dados de países que já adotaram a prática da individualização mostra que o valor da conta de água diminui em 25% ou mais.

Acesse através do botão abaixo nossa Calculadora de Consumo e veja, de forma simples, se as residências do seu condomínio consomem mais água do que deveriam.

Faça um cálculo do seu consumo, e descubra se você está pagando mais do que deveria

Clique no botão abaixo e com o resultado do cálculo do seu consumo seberá se você está pagando mais do que deveria na conta de água.

2020-02-05T19:08:23-03:00