O ciclo global da água, que regula a movimentação de água ao redor do planeta e é essencial para a sobrevivência da Terra, está sofrendo perturbações sem precedentes, alertam especialistas em um relatório da Comissão Global sobre a Economia da Água. Pela primeira vez na história humana, este sistema está sendo drasticamente alterado devido à combinação de má gestão hídrica, uso insustentável da terra e a crise climática.
A escassez de água já afeta cerca de 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo e está exacerbando a insegurança alimentar, além de trazer potenciais perdas econômicas significativas. Estima-se que, até 2050, países de baixa renda possam enfrentar uma redução de até 15% no PIB devido à crise hídrica.
O ciclo da água envolve processos naturais de evaporação e precipitação que regulam os padrões climáticos globais. No entanto, as atividades humanas têm gerado eventos climáticos extremos, como secas severas e inundações devastadoras.
Um exemplo preocupante desse fenômeno é o Rio Negro, no Amazonas, que recentemente registrou o menor nível de água em 121 anos de medições. Em 4 de outubro deste ano, o rio marcou 12,66 metros, o nível mais baixo já registrado, superando o recorde de 12,70 metros de outubro de 2023, segundo dados do Porto de Manaus.
O relatório também destaca a importância de preservar tanto a “água azul” (presente em rios, lagos e aquíferos) quanto a “água verde” (umidade nos solos e plantas), que são vitais para manter o equilíbrio hídrico global. A destruição de ecossistemas naturais, como florestas e pântanos, está comprometendo a capacidade da Terra de armazenar carbono, agravando ainda mais o aquecimento global e acelerando a crise da água.
Além disso, o aumento das temperaturas tem ressecado o solo, aumentando o risco de incêndios florestais e intensificando a escassez de água.
Para enfrentar essa crescente ameaça, o relatório enfatiza a necessidade urgente de uma mudança radical na forma como os recursos hídricos são gerenciados. Os governos precisam tratar a água como um recurso compartilhado e fundamental para todos, melhorar sua precificação e adotar práticas de gestão sustentável para garantir um futuro equilibrado e seguro para o planeta.
Fonte: https://ndmais.com.br/
Na Canumã contamos com um Programa de Uso Eficiente da Água que é composto por vários módulos adaptáveis que podem ser implementados em qualquer fase, conforme as necessidades específicas de cada local.
Esses módulos abrangem medição, gestão da demanda, redução de perdas e uso responsável da água. Cada um deles inclui uma série de ações que, quando combinadas, asseguram a sustentabilidade do recurso hídrico. O resultado é uma redução significativa no consumo, sem comprometer o conforto e a previsibilidade das contas de água.
Entre em contato com nossa equipe de atendimento e saiba mais!